sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A volta do Feitiço da Vila

Quem se posta na esquina da Consolação com Cesário Mota Jr., bem perto do entroncamento com Maria Antonia vê um panorama bastante desolado. Ali mesmo, uma sapataria poular, uma banca de revistas, um pobre restaurante chinês e um borracheiro, mas ao se caminhar para a esquina vemos uma árvore meio desgalhada. 

Mas, brotando de seu canteiro, uma mirrada videira, que se enrosca e cobre a árvore toda transformando-a em algo mais notável. E dali, lutando contra o ambiente inóspito, chega a espraiar-se para o concreto pichado do muro vizinho, começando a colori-lo. Pouca gente, como sempre apressada, repara neste exemplo de teimosa resistência, verdadeiro símbolo de nossa cidade, lutando e evoluindo. 
Em que pesem todas as dificuldades, o caos generalizado, a sujeira e a poluição.

Para mim, a Vila Buarque começa ali. E este início já a define; o resto é conseqüência. Desçamos a ladeira da Cesário Mota e temos oficinas, estacionamentos, bares sujinhos freqüentados por estudantes, e a Praça Rotary, onde o caminhante tem um pequeno oásis, uma pausa verde no cinza generalizado.

Há algum tempo, era meio assustador. Sem-tetos caídos pelas calçadas, prenunciando seu grupo muito maior que se espalha debaixo do Minhocão, ali bem perto. Mas agora um posto móvel de polícia acabou com o problema, ao menos na pracinha.

Para mim, a praça, que abriga a Biblioteca Monteiro Lobato e já teve um teatro, em priscas eras, é o centro e o coração do bairro, bem pequeno na verdade. Subindo, pela General Jardim ou Major Sertório, já é um outro panorama, o da opulenta Higienópolis. Se passarmos ao longo da Santa Casa, estaremos em Sta. Cecília. Não é a mesma coisa.

E se seguirmos em frente pela major Sertório, atravessando a Amaral Gurgel, já será a Consolação, apesar do ambiente continuar pobre, com “boites” mambembes, lojas de desenho e a famosa Casa Aerobrás - que se iniciou na Sete de Abril, atrás do Mappin, voltada para o aeromodelismo.

Vila Buarque. Poucos metros quadrados, e no entanto, tantas emoções e momentos inesquecíveis. Um bom pedaço de minha já longa vida. 
Assim, também posso lhes dizer que, modéstia à parte, meus senhores, eu sou da Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário