sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Os eternos desconhecidos

Eu não sei donde eles vem.

Se são ETs, ou os famigerados Homens de Preto que teimam em perseguir as testemunhas de avistamentos extra-terrestres. Sei que eles existem, e de vez em quando surgem, para nos deixar em total confusão e perplexidade.

Várias vezes aconteceu comigo, e não posso ser o único, nem estou louco. E olhem que tenho ótima memória, especialmente visual.

Lembro-me duma vez. Cursava ainda o colegial, e não sei porquê tomei um ônibus na Al. Barros, que naquele tempo tinha mão também em direção às Perdizes. Surgiu um rapaz, exclamando alegremente
- "Saidenberg! Como vai você?” 

Não lembrava jamais de tê-lo visto, quanto mais de seu nome. Toureei a conversa como pude, pois não sabia quem era. E ele desceu, felizmente, para nunca mais ser avistado.

Muitos anos depois morávamos no Planalto Paulista. Fui almoçar em casa, e passei por um vídeo na Av.Indianópolis. O estacionamento estava lotado, assim parei bem mais adiante. Vinha a pé pela calçada quando avisto em minha direção um cara alto, magro, de óculos e longos cabelos desgrenhados. A mesma coisa:- "Ei, Saidenberg! Que prazer em revê-lo!"

Novamente, o trabalho de desconversar sem ser grosseiro. Quem era essa pessoa, que fazia em meu bairro, onde ia andando pela avenida? Juro que também nunca o tinha visto. E não olhei para traz, mas é bem capaz de ele ter se desmaterializado, antes da próxima esquina.

Há pouco tempo, estava com minha mulher no Shopping Market Place, para assistir um filme vespertino. No corredor quase se chocam comigo dois rapazes, trajando camiseta e bermudas. - "Saidenberg! Como vai? Que surpresa vê-lo aqui!" A surpresa era toda minha! Quem seriam? Disseram donde vinham: de uma corrida em Interlagos. Mas, para onde iriam? Para o desconhecido, talvez.

Como dizia Bento Carneiro, o "Vampiro Brasileiro" de Chico Anísio,
- "para o aquém do além, lá adonde que véve us morto!"

E eu que nunca fui de acreditar em bruxas! Pero que las hay,las hay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário