sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Volta ao Paribar

Volver, diz o tango, com la frente marchita... não sei quanto às más, nem quero pensar nisto, mas certamente sempre voltamos ás boas lembranças. Pode ser só em pensamento, mas bem melhor quando se pode realmente pisar no local, comparar suas semelhanças e diferenças. Respirar um pouco do clima que ali havia, pressentir ainda resíduos, talvez, das nossas auras e de todos que freqüentaram o lugar, há tanto tempo.
Tantos anos depois... e ali estávamos, na manhã de sábado, encarando a bela e tranqüila entrada do Santa Fé - Paribar, renascido no mesmo lugar do bar histórico. Quando estivemos lá pela última vez?
74, 75... Olhemos bem as mesinhas na calçada, separadas do passeio por uma cerca viva, o toldo verde, tudo lembra muito o original.
Tiramos fotos, e o dono interessou-se ao saber que eu não só fora habitué do Paribar, como ainda escrevera sobre ele no site.
Foi um bom retorno. A simpatia da casa, o atendimento atencioso, os pratos realmente caprichados, a loira gelada impecável, resfriada num invólucro. Lamento não mais trabalhar na região central, para repetir freqüentemente o feito.
À frente, visão panorâmica da Praça Dom José Gaspar, bem cuidada 
e policiada, diferente de outras vezes que lá passei. Um banho 
de verde e tranqüilidade.
Como havia prometido, enviei ao dono, meu xará, o texto ”Happy hours no Paribar”, ele agradeceu e manifestou intenção de oficializar o antigo nome, numa homenagem ao local e assim, numa forma de assumir de totalmente o espírito da coisa.
Assim houvesse outras iniciativas no velho Centro... Já pensaram, 
o retorno da Confeitaria Vienense - o prédio está sendo restaurado? Do Bar Viaducto, da Salada Paulista? Tudo isto atrairia pessoas sedentas não exatamente de bebida, mas dos bons tempos do pedaço.
E as sombras dariam lugar à luz, a pobreza ao charme.
Uma coisa puxa a outra, e sim, é possível reurbanizar o nosso Centro. O novo Paribar que o diga. Espero ainda contemplar isto, um dia.

Um comentário:

  1. Saiba que hoje os garçons já circulam por lá na hora do almoço com o nome Paribar no uniforme...

    ResponderExcluir