sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sete de Abril e cercanias

Há uns domingos estive naquela região. Tínhamos ido à Pinacoteca, mas por ser meio tarde o estacionamento estava lotado, e voltei à cidade. Estacionei no Lgo. do Arouche e toca a fazer um giro de reconhecimento pelo pedaço, que não via há muito. Depois de uma olhada na feira da Pça. da República, toda cercada por tapumes, adentramos a Barão de Itapetininga, região de caras lembranças para mim e Márcia, que, bem jovem, havia trabalhado na Telefônica.

Sendo domingo, estava quase tudo fechado, e mesmo os camelôs ausentes do local. Bastante desolado e triste, sendo portanto necessário um bom exercício de memória, para dar ao cenário o revestimento de charme e luxo que existiu em outros tempos.

Como um trabalho de arqueologia, ou paleontologia, dar ao esqueleto, que ainda existe, o frescor da carne, músculos e pele desaparecidos. 

Passamos por onde foi a bela Livraria Francesa, hoje numa casa da Vila Olímpia.
A Galeria Califórnia, fechada e com um trailer de bolsas e produtos de couro rústico na entrada, bem defronte onde ficava o Café Vienense, que lembrava a “belle époque”.
A galeria era um dos pontos vitais do pedaço. Lembro-me que entrando pela R. Marconi, havia no seu portal uma famosa casa de mate batido. Ao seu lado, a camisaria William, com cortes sob medida. E uma Kopenhagen.

Lá dentro, livrarias, o Mocambo, primeiro café expresso de S.Paulo, cinemas, uma casa de pérolas naturais na sua saída, à esquerda, para a Barão. Tinha até mesmo uma pequena boite, numa sobreloja, onde se podia dançar. Com o devido respeito, naturalmente. 

Bem perto, quase em frente, na esquina da D. José com Barão, o bar Cinzano, uma caixa de vidro, em três andares, com curiosos drinques como o Planter´s Punch, que tomei certa vez com meus colegas de Mc Cann. Na esquina oposta, mais uma Kopenhagen. No meio da quadra, a alfaiataria Minelli, freqüentada por astros da TV.

Voltemos pela Barão e subamos a D. José, onde pontificava a luxuosa Old England, de roupas e acessórios masculinos importados. Bem perto, a doceira Cristallo, que no Natal lotava pelos seus panetones. Dobrando à esquerda, na Sete de Abril, o portentoso prédio dos Diários Associadas, onde trabalhei por quatro anos. Diante dele, o restaurante Costa do Sol, que servia bons pratos, como vatapá. Ao lado dela uma das Lojas Garbo.

Esquerda ou direita, saindo dos Diários? Continuemos pela Sete de Abril, rumo à Xavier de Toledo. Na Pça. D. José Gaspar o belo Paribar, com suas mesas na calçada, onde bebericava-se sem ser importunado por ninguém. Passando a galeria Nova Barão, o famoso Massadoro, onde se podia comer na sobreloja, mas era famoso seu balcão embaixo, com coxinhas, esfihas e foccacias. 

Numa outra e mais obscura galeria, quase em frente, ao lado de uma estátua de um operário, em bronze,que ainda existe, a turma da Rádio e Tv da agência ia todas as noites, e ali ficava, retardando ao máximo a volta a suas casas. 
Eu era solteiro, mas mesmo assim ficava só um pouco, pois nunca fui de grandes beberagens. Tomando a direita da Sete, passando a Telefônica e entrando na Bráulio Gomes, logo se avistava o Almanara onde certa vez, no balcão, bati um papinho com o elegante Sílvio Caldas.

Mais adiante, o Hotel Ca D´Oro, o pequeno restaurante Giovanni e logo mais a então charmosa Galeria Metrópole.

Mas não chegamos a rever nada disto. Na Sete de Abril, em direção República, sem-teto esparsos pelas marquises e calçadas, embrulhados em mantas ou cambaleando em meio às lojas fechadas. Apressamos o passo, então, para tomar uma cerveja com fritas num barzinho do tranqüilo Lgo.do Arouche, por conta dos velhos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário